Documentação de Infraestrutura de Rede

sábado, 29 de setembro de 2018

Documentação de Infraestrutura de Rede


Me perguntaram como que Documento uma Infraestrutura de Rede TI.

Recentemente recebi uma requisição de uma empresa onde me pediram para criar uma documentação da rede da empresa, incluindo tudo que possível, ate mesmo o que tinha desativado.

Bom atualmente trabalho realmente com consultoria e então me coloquei no caso, pensei comigo como fazer isto, ou melhor o que eu vou fazer, não sabia nem mesmo por onde começar afinal eu atuo como consultoria mas eu atendo as necessidade, organizar um servidor criar regras restringir acessos etc.

Pela primeira vez surgiu apenas uma documentação, eu não tinha ideia do que fazer, de onde começar ou ate mesmo o que colocar em um documento de infraestrutura.

Ai surgiu a ideia, vou usar as ferramentas que ja tenho em mãos, costumo usar no dia a dia dos meus clientes.







Primeiro abri uma Maquina virtual que tenho em meu notebook com Linux e algumas ferramenta que instalei para testes na hora lembrei destas ferramentas.(explicarei bem simplificado)

 • GLPI - Ferramenta de Registro de OS, na hora já me veio a primeira ideia de utilizar a ferramenta, e então pensei vou usar o plug-in FusionInventory para realizar o Inventario da Maquinas da rede, com isto vou conseguir levantar a quantidade e a performance de cada uma levantando o hardware de cada computador.

E então com FusionInventory eu consegui todos os detalhes de cada maquina que estava em funcionamento, processador, Memoria, HD, Sistema Operacional etc.
Vantagens, com isto eu tinha todos os detalhe do Hardware da Empresa, ficando assim super mais fácil de documentar.

ZABBIX - Consegui instalar o Plug-in nos computadores e então foi muito mas simples de coletar a performance dos mesmo, afinal o Zabbix apresenta tudo isto graficamente, ficando mais simples de apresentar em um documento, afinal Gráfico é Gráfico por mais que com o Texto seja a explicação o gráfico mostra o resultado.

Coloquei o Zabbix para monitor 2 link de internet que empresa tem configurado em um loadbalance, consegui detalhamentos de trafego, Upload / Download, qual era o período com maior uso dos link, levantei ate mesmo qual era a "maquina" que mais consumia internet.

Para a Surpresa do CEO da empresa, existia um "espertinho" que utiliza a internet da empresa para fazer seus Download, Temporadas e Temporadas de Series. (Não foi a intensão mas o Zabbix pegou o trafico e tive que relatar ).

Em fim para finalizar a Documentação da rede, usei um Software como o Microsoft Vision para criar a documentação em imagens e apresentar o mesmo, poderia sim utilizar outro software gratuito como o Libre Draw ou Open Draw entre outros mas como tenho a licença do Vision fica a critério já estou mais acostumado.

Um modelo de Documento bem Simplificado aqui

0 comentários :

Postar um comentário