Convertendo ESD para WIM

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Convertendo ESD para WIM


Convertendo Windows de ESD para WIM !


Olá tudo bem, esta é uma duvida que muitos perguntaram e outros tantos relataram que não conseguem por exemplo: Criar um Boot via Rede utilizando WDS com uma imagem limpa do Windows 10.

Então resolvi vir relatar como eu costumo converter a imagem de forma mais simples e sem precisar de programas adicionais.

1- )  Vou facilitar o processo e o caminho mas lembre-se é o que eu costumo fazer e não é regra, pode optar onde for mais fácil para você, então eu vou no meu disco C: e vou criar uma pasta com o nome de ESD.


2 -) Dentro da pasta ESD coloque o arquivo install.esd ( este arquivo esta dentro da Imagem ISO que você baixou ).
Abaixo segue caminho onde esta o arquivo esd que precisamos, basca copiar para dentro da pasta criada anteriormente C:\ESD\



3 -) Agora vamos para o procedimento de identificar as versões de Windows que esta dentro do Arquivo ESD que exportamos.
Lembrando que o ideal é abrir o CMD em modo administrador, primeiro acessei a pasta em seguida digitei o comando ( dism /get-wiminfo /wimfile:install.esd) que me trouxe todas as versões de Windows dentro do arquivo install.esd.




4 -) Em seguida note que acima de cada versão temos um Indice: é ele que nós guiara a extração do Windows para um arquivo .wim
Neste caso vamos identificar o Windows 10 PRO que aqui no meu caso é o Índice: 4 e digitaremos o seguinte comando passando o parâmetro sourceIndex: 4

DISM /Export-Image /SourceImageFile:install.ESD /sourceIndex:4 /DestinationImageFile:install.wim /Compress:Max /CheckIntegrity

Obs.: no Final do comando estou rodando um CheckIntegrity para validar a imagem do Windows extraída de dentro do arquivo install.ESD.


Bom é isto ai se tudo correu conforme passo a passo teremos a imagem do Windows convertida para .wim podendo agora ser importada para dentro do seu WDS por exemplo:

Lembrando: Extraímos a versão do Windows 10 Pro, mas pode ser que no seu caso seja opção extrair outra versão basta trocar o numero de Índice para o qual você deseja. 
 
Espero que tenha ajudado, Obrigado.



0 comentários :

Postar um comentário