Serviços do Windows ( Dica )

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Serviços do Windows ( Dica )



Uma das formas que mais costumo utilizar é a automatização, logico que não sou eu a pessoa ideal para tal tarefas
Então aprendi a me prepara para atender melhor minhas necessidade abaixo segue procedimento a qual costumo fazer para Listar, Parar, iniciar, Reiniciar e ate mesmo excluir um serviço no Windows.

Existem formas muitos mais simples e outras muito mais complicado entretanto estou apenas compartilhando o que eu costumo fazer.

Aqui estão os comando para fazer tais tarefas isto utilizando PowerShell como Administrator.

Agora se for no modo mais Avançado eu por costume crio meus próprios script, facilitando sempre a vida do Suporte, com uns ajustes aqui outros ali, você consegue criar um script que requer interação manual.

Ao mandar executar ele lista todos os Serviços, você interage escolhendo o serviço inserindo o nome manualmente e então o script te pergunta o que você pretende fazer tomando então as ações definidas por você na criação do mesmo.

Obs.: WSearch serviço de pesquisa do Windows

Ai você me diz que isto o "Services.msc" já faz e não preciso me dar o trabalho de criar isto tudo, eu concordo plenamente com esta opção obvio que já esta tudo pronto, assim como, criar um usuário no AD, Excluir um Documento, Fazer um Backup, entre outras milhares de opção.


Agora pensa para aqueles que já tem um script de automação pessoal, aquele mesmo que você criou para fazer uma tarefa de Desfragmentar o Disco, ou de limpar temporários, e ai surgi a ideia de criar um Menu.

Exemplos:
"Aperte 1 para Limpar Temporário.
Aperte 2 para Fazer Backup.
Aperte 3 para Iniciar, parar, Excluir um Serviço no Windows."

Lembre-se conhecimento nunca é de mais, logo mais posto um procedimento para criarmos um Menu em bat ou PowerShell só para ampliar a visão do quão bom é conhecer outras opções alem do que ja esta ali "padrão".

Obs.: Não nós responsabilizamos por danos ao seu sistema antes de qualquer coisa, se resguarde, pontos de restauração, backups são essenciais, certifique-se que esteja executando procedimento de sua confiança

0 comentários :

Postar um comentário