Zabbix - Monitoramento

quinta-feira, 3 de março de 2016

Zabbix - Monitoramento


Zabbix: Para Que?

Se você está realmente procurando uma ferramenta para monitoramento neste explicativo falarei sobre ZABBIX que em meu ponto de vista, (lembrando opinião própria) é a melhor ferramenta para o monitoramento.

Com esta ferramenta, tive uma melhora significativa em meus cliente apos a implantação total da ferramenta.
Quando digo Total quero dizer que: Zabbix me alerta via e-mail qualquer atividade dos servidores, posso sitar alguns exemplos de rotinas diárias em meus clientes, que apos a implantação da ferramenta passei a ter muito mas tempo livre em minha agenda.

Para quem está no ramo de monitoramento e tem la os seus clientes que necessitam de atividades de exemplo Backup, recomendo a utilização da ferramenta.

Quando eu sito o texto de "substituir por minha agenda", digo o seguinte. Eu criei uma rotina onde na minha agenda havia os dias de verificar os discos de backup dos servidores dos meus cliente, se já atingirão ou não as suas capacidade de armazenamento, com a ferramenta zabbix isto não é mas necessário.

Estipulei uma regra na ferramenta que quando o disco atingisse uma média de 20% o alerta fosse então enviado por e-mail, já se vão para 2 anos que está ferramenta tem 
me atendido perfeitamente.
Óbvio que não deixo tudo na mão desta ferramenta, apesar de confia muito, mas com ela implantada corretamente a dor de cabeça e a preocupação de ter que ir verificar diariamente acabou.

Com isto o tempo ficou mas livre onde passei a buscar mas espaço no mercado, e a conquistar e melhorar mais meus conhecimentos do ramos de Analise/Monitoramento.

E isto inclui os Relatórios que são feitos com mais precisão sendo possível apresentar em gráficos e números reais das atividade dos servidores monitorados.  

Economizei um bom tempo com meus relatórios.

Bom existem inúmeras funções que a Ferramenta me proporciona Obviamente não sou Profissional em Zabbix e não sou capacitado para ensinar ninguém a usufruir total da ferramenta.

Em meu Senário atual a ferramenta tem me atendido e me proporcionado uma melhora significativa.

Para quem se interessa pela ferramenta e esta procurando um monitoramento ai esta uma das que melhor me atende.

Para maiores detalhe sobre zabbix

Obs.: Se você tiver outra ferramente que te atende melhor comente.

0 comentários :

Postar um comentário