Virtualização

segunda-feira, 7 de março de 2016

Virtualização



Falando diretamente do Tema "Virtualização" muitos imaginam em criar uma pagina virtual capaz de executar testes, ou aplicações de teste.
Exato a ideia inicial de virtualização foi exatamente esta de poder publicar sua maquina real em ambiente virtual afim de fazer teste.

Com isto veio a dar iniciou em um segundo ambiente onde seria possível executar tudo aquilo que você não se ariscaria fazer em seu computador pessoal.

Dai veio o planejamento virtual, onde deixou de se tornar testes e virou uma plataforma favorável principalmente em ambientes de servidores.

Eu me lembro ainda quando a Microsoft lançou o Virtual PC e quando procurávamos videos na internet de determinadas ferramentas o responsável pela gravação sempre estava com o Computador Limpo de Software, ele nunca tinha nada instalado, me lembro na época de muitos me perguntarem
como ele fazia aquilo, e era meio complicado de explica afinal, muitos não imaginavam que o Computador era capaz de Virtualizar "ele mesmo" ou um ambiente diferente.

Bom em fim a virtualização passou a ser uma ferramenta padronizada em grandes empresas pois isto reduzia o custo drasticamente deixando muito mas barata a implantação.
Eu particularmente me lembro da minha primeira maquina virtual meados de 2007 onde eu Havia Virtualizado o Windows 98 e me achava um máximo.

Bom não vou entra no mérito de hardware para virtualização vendo que hoje é difícil achar maquina que não virtualize no minimo um sistema linux.
Hardware é simples e com os avanços tecnológico não temos muito o que exigir para possível virtualização, mas sem exageros e comentários desnecessário não vou generalizar pois ainda vejo alguns Aton e alguns 512 de RAM no mercado então não faça comentários absurdos pois isto existe, quero deixa bem claro que minha ideia aqui é escalare a utilização da virtualização.

Acho que sera possível ilustra mais ou menos com esta Imagem o meu senário de virtualização. Eu tenho Cliente Aqui com senários Parecidos só tive um problema que foi a ideia inicial.

Deixo bem claro que não sou Profissional não possuo certificações não tenho nada além de muita curiosidade e de muita vontade de aprender,
em um dos meus cliente eu tenho 2 maquina Servidores, e desenhei um senários único, Servidor Primários possui instalado na maquina Host Windows server 2012, e dentro desta maquina eu possuo 4 Maquinas Virtuais as quais cada uma tem suas funções, Exchange, File Server, Banco de dados e AD "imagem tirei da internet " não tenho servidor de Proxy.

Mas já no Servidor Secundário eu possuo uma Replicação do Primário, Basicamente é isto tudo que acontece no Primário e automaticamente replicado para o Secundário.   Já me perguntarão varias vezes se realmente vale a pena usar esta arquitetura eu posso dizer que no caso deste cliente sim, ele tem Matriz e inúmeras filiais e não posso corre o risco de deixa certos trabalho off-line para as filiais.

Isto é necessidade de cliente para cliente, tenho um segundo cliente que o Servidor dele é Linux da para acreditar que peguei um servidor linux com Ubuntu Server tudo configurado errado e tive o trabalho de refazer, volto a repetir não sou Expert no assunto e nem manjo tanto mas os cara dos fórum da web me sal vão diariamente, Criei 3 Maquina virtuais coloquei o LDAP o MySql e outra com outros serviços interno de acordo necessidade do cliente. "demorei 1 semana pra faze tudo muita pesquisa nos fórum" mas valeu a pena o aprendizado foi bacana e hoje esta funcionando redondo e com servidor de monitoramento em ZABBIX.

Obs.: Imagens são tiradas da internet.

0 comentários :

Postar um comentário