Ferramenta PuTTY

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ferramenta PuTTY



PuTTY é um Cliente SSH e telnet, desenvolvido originalmente por Simon Tatham para a plataforma Windows. PuTTY é um Software de código aberto que está disponivel com o código-fonte e é desenvolvido e suportado por um grupo de voluntários.

Com sua interface simples o PuTTY vem sendo a principal escolha para a utilização de SSH e Telnet, é uma ferramenta leve, não ocupa processamento não a necessidade de instalação, e mais importando é uma ferramenta independe-te "não exige requisitos".

Por exemplo em meu dia dia esta ferramenta é essencial, devidos as minhas maquinas linux. Mas para quem pensa que esta ferramenta é apenas linha de comando se engana, abaixo esta uma ótima função para quem prefere optar em editar visualmente.

Para iniciar esta configuração, você precisa de uma peça adicional de informação. Em primeiro lugar, você deve ter o seu pacote SSH instalado. No Linux, eles são os pacotes OpenSSH. Verifique a sua distribuição para decidir qual pacote é necessário instalar (alguns instalou-lo como pacotes padrão). Em segundo lugar, você precisa de um cliente do Windows SSH (outra versão do sistema operacional, como o MAC, também estão disponíveis). Eu recomendo claro o PuTTY. Lembre-se de fazer o download do documento e lê-los com cuidado. 


Abra o comando putty.exe com um duplo-clique sobre ele. Será exibido a interface. Em primeiro lugar, a configuração a informação de conexão em Nome do host (ou use IP) e selecione SSH (SSH está usando a porta 22). Na categoria Conexão, encontrar a árvore Connection. Em SSH, expandi-lo e você verá a janela de túneis. Clique em "Enable  o Encaminhamento X11". Ele está definindo o padrão para exibir X no "localhost: 0". Agora, volte para a sessão e salvar esta sessão com um nome que você gosta. Normalmente eu uso o nome do host para me fazer lembrar facilmente onde estou conectando.





Agora você está pronto. Para testá-lo, primeiro usando PuTTY para se conectar ao seu servidor. A primeira conexão, ele irá perguntar se você deseja armazenar em cache a chave de segurança ou não. (Sim é a escolha normal). Uma vez que login é feito. Ele vai ficar em segundo plano. Agora você pode executar qualquer de sua aplicação X e deve transmitir o pedido X via SSH à sua tela local. Por exemplo:
  1. $ Xclock &
    agora devemos ver o Xclock está sendo executado em sua tela local.
Agora você vê a diferença é que você não vê todo o seu X Window. Você está simplesmente executando a aplicação X, um por um e encaminhamento via SSH à sua tela local. Portanto, você precisa saber o comando para a execução de cada aplicação X. Todo o controle é feito através da janela do cliente SSH. Para mim, a segurança é digno que o um pouco inconveniente! 

Entretanto estamos falando de um mundo virtual onde tudo é Livre, exato tudo é tão livre que conforme o o Site da symantec ainda sim existem os famosos espertalhões que praticam lá sua "proezas", trazendo a muitos usuários comum a desconfiança da ferramenta.

Mitigação:

Para garantir que você não se torne uma vítima de versões maliciosas, sempre garantir que a página que você está baixando é originário do autor ou home page oficial dos editores. Para a melhor proteção possível.

A ferramenta PuTTY pode ser baixada aqui site Official. 

0 comentários :

Postar um comentário