#4 Preparando ambiente Servidor (#1)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

#4 Preparando ambiente Servidor (#1)



Como já estava em laboratório VirtualBox seguindo a mesma configuração aqui estou iniciando o Ambiente PFSense que será responsável por distribuir DHCP na Rede, lembrando que não vou aprofundar a princípio (talvez futuramente) o importante é o Lab Funcionar.
A simulação é Recebendo um IP público no caso da VM eu recebo a internet do meu Modem (domestico) mas em corporação se usa ip dedicado ou pppoe.
Máquina com Windows Server 2016 instalando o Guest da Virtual box para compartilhar Mouse/Teclado/Arquivos sem precisa de muito esforço, recomendo sempre usar afinal fica melhor para ajustar a tela da virtual e muito mais prático para compartilhar arquivos entre elas.
Fazer as configurações básica para o ambiente funcionar, Fixar um IP é extremamente recomendado pelo falto de ser um Servidor.
A princípio fiz a configuração do IP porem o Cache de DNS ainda apontava para o IP antigo por este motivo Tive que limpar o cache antes de proceder com a instalação.
A instalação do AD é simples não precisamos de foco nisto afinal tudo esta sendo feito da forma mais básica possível, nos meus ambientes eu nunca usaria o NTDS e SYSVOL no mesmo Disco que Windows, C:\  a ideia é criar um outro disco exclusivo para estes arquivos afinal pode existir rotina de backup apenas para estes disco em fim muitas coisas levam a separar mas estou aqui apenas para mostrar o ambiente não para coagi-los a seguir padrões.
Continue...


0 comentários :

Postar um comentário