Mikrotik

quinta-feira, 31 de março de 2016

Mikrotik


Bom agora falando de Firewall, de roteamento de balanceamento sei la mais oque. Posso informar que hoje passei a utilizar uma ferramenta simples, entretanto eficaz utilizo um fulano de tal chamado MIKROTIK que nada mais é do que uma firewall em Hardware.

Sem generalização por favor.

Existem muitos profissionais que comentam sobre o MikroTik entretanto temos algum seguimentos diferente com o mesmo "Firewall" ou MiKroTik.
Principal motivo de um Técnico utilizar o MikroTik é Fornecer o Link de internet atrás de Antenas, sinal conhecido como radio, o sujeito instala uma antena, e na ponta ele liga o MikroTik e isto é o Suficiente para ele fornecer o Link de internet a Diversas pessoas sem se preocupa com a quantidade que cada uma dela assinou com ele.

Por exemple, o sujeito oferece 2Mbps por sinal de Radio para o "Sicrano" dentro do MikroTik ele informar que, o "Sicrano" vai se conecta na rede dele e vai conseguente mente utilizara 2Mbps.

Conseguem cia disto se eu falo que tudo funciona assim vou ter muitos leitores martelando que não é assim, bom não to aqui para discutir o assunto com ninguém estou contando minhas experiencia com a ferramenta.

Bom então partindo deste principio eu também visualizei esta ferramenta monitorando minha Rede,
monitorando no sento de utilizá-lo dentro de um cliente, para realizar algumas tarefas que facilitaria meu dia. Resolvi implantar o MikroTik em um Cliente sem nem mesmo saber como seria, e qual seria a reação de tudo isto.
Finalmente com a cara e coragem resolvi ir a fundo e estuda a ferramenta e finalizar minha Primeira implantação, de um MikroTik.
Estive com o Seguinte senário, Dois Link's ADSL, porque colocar o MikroTik, para que eu balanceasse, de tal maneira que a conexão dele não cai-se ou seja ele não pode fica Off por isto precisava de um balanceamento dos link e o MikroTik foi a minha escolha. Inclusive utilizo o mesmo para fazer uma VPN por Tunel entre os 2 MikroTik Matriz e Filial, e ate o momento é um Sucesso.


Não sou certificado ao lado esta o MTCNA é nada mais que o Certificado de MikroTik.eu deveria correr atraz deste cara ai mas não estava com tempo tinha que resolver o problema do meu Cliente então estudei, estudei e to estudando.

Hoje o Meu MikroTik gerencia a rede por inteira do meu Cliente, a ponto em que tenho o Balanceamento dos link de internet, qualquer um deles caindo o outro assume, tenho um DHCP server habilitado com regras de Limitações por range de Endereçamento sendo capaz de liberar uma Classe de IP para ter acesso a Internet e outra não, tenho também diversos drops de virus em Portas, BlackList, DOS, ICMP etc...

Se for fica sitando as regras fico aqui muito tempo e não to podendo, mas tenho a certeza que para os que tiver interessado em aprende sobre a ferramenta ou o aparelho mikrotik eu recomendo.

Hoje utilizo a "Ferramenta" MikroTik em casa troquei pelo meu Roteador, tenho os Drops de virus e as regras basicas de Segurança de uma rede, mas meu principal motivo de utilizar em casa é que fico muito facil o meu acesso a minha rede interna com algumas regrinhas eu tenho total acesso.

0 comentários :

Postar um comentário